Atrações turísticas

O lugar é uma excelente opção para quem busca conviver com a História e a natureza em paz, com segurança e conforto, a pouca distância de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

O lema “Palco de Nossa História”, adotado pelo local, expressa bem a realidade de seu território. Nele se encontra diversos aspéctos de nossa História, servindo de palco para nossa História.

Rodeada pela Serra do Espinhaço, Santana dos Montes tem o privilégio de estar na junção do cerrado com a Mata Atlântica. Córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas compõem uma área de natureza exuberante e pitoresca, de tranqüila beleza, na qual pássaros e animais silvestres dos mais diversos tipos convivem em ecológica harmonia. Trilhas e estradinhas onde se pode andar a pé, a cavalo ou de charrete encantam os turistas.
Matriz
Imponentes construções coloniais ainda abrigam fazendas produtivas, algumas das quais transformadas em hotéis-fazendas de alto padrão. Pousadas de qualidade se instalaram também em restaurados casarões do século XVIII, que conservam amplas áreas verdes em pleno núcleo histórico.
A Festa da Padroeira, chamada carinhosamente de Senhora Santana pelos moradores do lugar, movimenta todos os finais de semana do mês de julho, quando acontecem eventos como apresentações de música barroca na Igreja de Santana, de bandas de música e de serestas no Largo da Matriz.

Acontecimentos religiosos como a Festa do Rosário e de Santa Efigênia atraem visitantes interessados em ver o Congado e os festeiros. Entre o Natal e o dia 6 de janeiro, a Folia de Reis vai de casa em casa anunciando a chegada dos Reis Magos. A representação da Semana Santa - que se realiza há muitas décadas no núcleo histórico -, permite voltar no tempo.

A alegria se expressa nas festas juninas e no carnaval, que conservam suas características tradicionais e de família, de modo a preservar a qualidade de vida dos santanenses.

VEJA MAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS AQUI:


 

 

Município de Santana dos Montes -  Administração 2017/2020